Canal Carla Tataro - Entrevista com o escritor NATANAEL OTÁVIO - Livro RECONSTRUÇÕES

Entrevista - Canal Carla Tataro - youtube

Confiram...




Quero agradecer a Carlinha pelo convite e oportunidade de falar e mostrar um pouco do meu trabalho. Nesta entrevista falo do livro meu livro de contos e poesias "Reconstruções", um pouco de como e quando comecei a escrever e leio um trecho do conto"Memórias da Fazenda Vargas" e declamo o poema "Faróis"



SINOPSE

Uma coletânea de contos e poesias que apresenta, com sensibilidade, os percalços dos relacionamentos humanos e a autodescoberta que eles envolvem.

Aguardei ansioso pela sua volta. Na verdade, todos nós estávamos ansiosos pela volta de papai. Mamãe se apegava a Deus em uma oração silenciosa no quarto; Inácio tirava lascas da parede com seu estilete (ele sempre fazia isso quando estava nervoso); eu acendia um palito de fósforo, ficava vendo-o queimar e, antes que se apagasse, passava o fogo para outro palito (era assim que eu mantinha acesa a esperança de o patrão entender que eu não tinha culpa pelas páginas rasgadas dos livros e de não perder a amizade da Aninha). Se não estivesse rezando no quarto, em outra oca­sião, mamãe certamente brigaria comigo por estar queimando tantos fósforos assim, à toa. Mas, para mim, aquela ação tinha, sim, um significado: era como se a chama reproduzida pelos palitos trouxesse claridade à escuridão daquele momento, causada pela situação de se ter que esperar, sem poder fazer nada, enquanto papai tentava resolver sozinho o mal-entendido.      

Trecho do conto “Memórias da Fazenda Vargas”
               
           
             Eu desço do automóvel / E, num segundo, é como se ele / Nunca tivesse existido. / Apenas o seu farol.
                                                                                     (...)
            Olho o horizonte. / Nada vejo além de névoa e noite. / Mas, ao meu lado, / Um farolete de lata e vela.       

Trechos do poema “Faróis”

Pode-se observar, embora mais presente na poesia, um jogo de luz e sombra – uma disputa constante entre a claridade e a escuridão – no livro de estreia de Natanael Otávio.


Agradeço pela visita! 

Comentários

Postar um comentário